O que é Svartlamon?

A área Svartlamon em Trondheim e a primeira área de pesquisa ecológica urbana da Noruega. A área é organizada e gerida através de princípios ecologicamente sustentáveis, estrutura horizontal, economia transparente, baixo padrão, aluguéis a preços razoáveis. Svartlamon é união, criatividade, contracultura, mutirão, participação, inclusão, ecologia, arte, cultura, família, amizade, música, tolerância, festival. Liberdade. Svartlamon tem a ver com achar seu lugar, um lugar onde você pode morar onde e como quiser. Nós temos orgulho de Svartlamon. No começo eram casas ocupadas e depois de um esforço e mobilização enormes, nós ganhamos a luta contra forças comerciais e a prefeitura.Depois disso, não éramos mais inimigos da prefeitura e sim aliados. E nós svartlamonitter não tínhamos mais um inimigo em comum para lutar contra, nós agora tínhamos que cooperar, fazer as coisas acontecerem, construir algo. E assim fizemos.

Associação de moradores

Em 1990 foi criada a associação de moradores de Svartlamon. O objetivo da associação de moradores era de preservar as casas e lutar por moradias baratas e perto de centro da cidade. Calculando por alto, moram cerca de 240 adultos e crianças no Svartlamon em cerca de mais de trinta alojamentos coletivos e apartamentos.Todos que têm um contrato de aluguel com a associação de moradores são automaticamente membros da associação de moradores. A reunião dos moradores que acontece normalmente uma vez por mês é a ferramenta de gestão da associação de moradores onde todos podem participar e decidir como que a área deve ser gerida e cuidada. As reuniões têm estrutura horizontal e um líder da reunião é escolhido em cada reunião. O objetivo é obter consenso. Além das reuniões regulares, também são organizadas reuniões maiores onde algumas questões são discutidas mais profundamente. Questões que devem ser discutidas nas reuniões da associação de moradores devem ser enviadas previamente para mediegruppa@svartlamon.org. Os moradores são organizados em 5 bairros. Uma parte das questões podem ser resolvidas em reuniões dos próprios bairros ao invés de serem levadas às reuniões da associação de moradores . Cada bairro tem uma certa quantia de dinheiro que pode ser utilizada para diversos tipos de manutenção. As casas também podem ter suas pròprias reuniões se assim for necessário.

Fundação de habitação Svartlamon

A Fundação de habitação Svartlamon aluga da prefeitura de Trondheim todas as moradias do Svartlamon com exceção da “Nyhuset” (“casa nova”, um edifício mais alto e moderno feito de madeira aparente), Brioklossen, moradias experimentais e Selbukassa que está sendo comprada através de empréstimo portanto somos proprietários. A Fundação de habitação cobra o aluguel dos moradores e este dinheiro é usado para pagar funcionários, reformas e manutenção. Quanto mais os moradores trabalham para a manutenção das suas casas, mais baixo será o preço dos aluguéis. O escritório da Fundação de habitação fica em cima do Lobby, onde temos um administrador trabalhando em tempo integral. Faça contato se você tem alguma dúvida.

O porão no endereço Strandveien 37 é usado entre outras coisas como sala de reuniões. Se você precisar da sala de reuniões, é necessário reservá-la. Um calendário de reuniões está na parede ao lado da cozinha.

Fundação para negócios relacionados à cultura

Fundação Svartlamon para negócios relacionados à cultura administra instalações para atividades comerciais relativas a cultura/arte na área. O objetivo geral da Fundação é basicamente o mesmo da Fundação de habitação (veja acima). Além disso, os estatutos estabelecem que “os locais devem ser alugados para jovens em fase de estabelecimento e outros grupos que têm necessidade de local acessível para seu negócio relacionado à cultura. Os locatários devem se comprometer seriamente som esforços próprios para manter os aluguéis baixos”.

Locais que estão à disposição com este objetivo: DansiT – centro para artes da dança em Trøndelag, Verkstedhallen (local para concertos/performances), Lobbyen, Gratisbutikken (loja grátis), Heads (hip hop), Lilleby Audio, Lowlife tattoo, Films, RAKE (coletivo de trabalhadores com 16 locatários), ReMida – Centro para reutilização criativa e Sjabrikk casa de impressão de seda.

Aproximadamente 70 pessoas têm renda ligada aos locais que a Fundação Svartlamon para negócios relacionados à cultura os propicia. Além disso, muitos gerenciam seus próprios negócios em suas casas.

Mutirões

Todos que moram em Svartlamon devem contribuir para a comunidade. Uma das formas de contribuir é por exemplo participar nos muitos mutirões que são organizados muitas vezes a cada ano. Quando grandes projetos são realizados dentro do orçamento da casa, contribuímos para que o custo do aluguel permaneça baixo. Isso significa que pessoas comuns fazem o que pessoas comuns podem fazer e que nós contratamos especialistas para fazer o que só os especialistas podem fazer. Se você não é bom em manutenção de casas, existem muitas outras coisas que você pode fazer em relação ao mutirão como por exemplo organizá-lo: fazer alguns telefonemas/e mails, organizar comida e bebidas, cuidar das crianças, etc…

Grupos

Svartlamon é uma área de pesquisa ecológica urbana. É um experimento emocionante e comprometido. Para ter sucesso nesse projeto dependemos que as pessoas sejam ativas e se esforcem para tal. Existem muitas maneiras de se engajar e é esperado que que as pessoas tomem iniciativa própria e entre em contato com um grupo ou atividade que e tenha uma deseje contribuir para. Você quer ter uma caixa de compostagem? Beleza, faça uma! Talvez você queira organizar um curso de compostagem ou qualquer outra coisa que possa ser útil para a área. Talvez você tenha uma idéia tão boa que você possa receber apoio da fundação para realizá-lo? Se há algo que você quer fazer: faça você mesmo!

Legg igjen en kommentar

Dette nettstedet bruker Akismet for å redusere spam. Lær om hvordan dine kommentar-data prosesseres.